alerta de cookies
Para enriquecer a sua experiência de navegação, este site usa cookies. Saiba mais aqui.
Somos o seu Parceiro de Marketing de Clientes
red
Glossário de Marketing
 |  A  |  B  |  C  |  D  |  E  |  F  |  G  |  H  |  I  |  J  |  K  |  L  |  M  |  N  |  O  |  P  |  Q  |  R  |  S  |  T  |  U  |  V  |  W  |  X  |  Y  |  Z  | 
B
Back Office

Retaguarda da operação de qualquer empresa/organização.

Na informática, um Back Office refere-se ao centro de um sistema (software) que suporta a atividade empresarial, mas que não é visível pelo utilizador final. Tem apenas algumas tarefas disponíveis, realizáveis por determinados utilizadores com acessos condicionados, e assegura a coordenação e reencaminhamento dos dados inseridos dentro do restante sistema.

Na vertente web, o Back office é o centro de actualizações de um site.

Banner

Área de publicidade, com links, colocada em sites. É uma área de dimensões pré-definidas para uma fácil rotatividade de anuncios. O objectivo é cativar a atenção do internauta a fazer clique sobre ele para o encaminhar para o website correspondente. Os banners publicitários são um dos principais formatos da publicidade digital.

Banner blindness

Tendência dos visitantes online ignorarem os banners de determinados anúncios, mesmo que estes contenham informação que desperte activamente a sua atenção.

Base de Dados

Uma base de dados (BD) é um sistema informático cujo objectivo é o armazenamento de dados organizados segundo um modelo definido pelo administrador. 

Benchmarking

Referência às boas práticas utilizadas pela concorrência de uma empresa ou por outras, de sectores diferentes, que tenham obtido bons resultados. Geralmente são as melhores práticas das empresas líderes que são objecto de benchmark.

BL - Banda Larga

Conceito associado à generalização de acesso à Internet marcado pelo momento em que o acesso residencial deixou de ser efectuado através de linhas telefónicas (56kbps) e passou a ser efectuado por linhas dedicadas (desde 128kbps: cabo, adsl ou fibra).

Blacklist

Lista de domínios que foram identificados como fontes de spam. Há blacklist privadas e públicas – estas são disponibilizadas para o público, muitas vezes como um serviço gratuito. Existem centenas de blacklists públicas.

Blimp

Insuflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externos que contém mensagens. Normalmente alimentados com gás hélio.

Blindtest

Teste-cego. Estudo de mercado sobre um produto do qual o consumidor não conhece a marca.

Blog

Weblog, blog ou Blogue é uma página da internet, com actualização efectuada pelo autor ou outros internautas. Esta actualização é feita por posts e geralmente é objecto de uma  publicação cronológica frequente e debruça-se sobre os pensamentos, actividade profissional ou hobbies do autor. É comum conter também links para outros temas relacionados.

Bloqueio

É a recusa em aceitar entregar um e-mail, por parte de um provider de e-mail ou um servidor de e-mail. Muitos providers de e-mail bloqueiam os domínios que sejam identificados como emissores de spam ou virus, ou mensagens com conteúdo que viola as convenções de e-mail marketing. Noutros casos, o bloqueio é feito por restrições coporativas de grandes instituições que recebem muitos volumes de e-mails, com o objectivo de gerirem com melhor eficácia o influxo de e-mails.

Bluetooth

É uma tecnologia rádio de onda-curta que permite a sincronização de dados entre computadores, telemóveis e outros dispositivos que o suportem.

Brainstorming

Técnica de apoio à criatividade muito utilizada na análise de oportunidades e procura da optimização das acções de promoção da empresa no mercado. Materializa-se através de reuniões com algumas regras de funcionamento das quais a mais importante é a não possibilidade de censura às ideias apresentadas.

Brand Equity

Valor agregado, resultante da transposição de um produto para uma marca.

Brand Loyalty - Fidelidade à marca

Atitude do consumidor manifestada através da compra sucessiva de uma determinada marca.

Bricks and Mortar

Termo usado nos EUA para designar negócios que só existem no mundo físico, ou seja, não têm qualquer presença no mundo virtual da Internet.

Briefing

Termo utilizado para designar a forma, normalmente escrita, como nas empresas mas, muito particularmente na relação das empresas com fornecedores de serviços (de estudos de mercado e agências de publicidade em especial), se apresentam os objectivos, a estratégia de marketing e as acções a desenvolver para os atingir.

Browser

Aplicação de software utilizada para localizar e exibir páginas de internet. Permitem exibir texto, gráficos, fotografias, videos, ... Os browsers podem apresentar informação multimédia incluindo som e vídeo. Para alguns formatos é necessária a utilização de plug-ins.

Budget

Orçamento, verba, dinheiro disponível para a execução de campanhas, acções,....

Bug

Termo usado na linguagem informática, quando o código de um programa tem um erro. O primeiro bug foi originado por um insecto (bug) que morreu em cima de uma fita magnética de armazenamento de dados e tornou essa fita ilegível.

Bulk de SMS

Envio de sms em massa, via web. Este envio requer um software que agrupa os números de telefone em listas e, no caso de alguns softwares, remove automaticamente os números duplicados e inválidos.

Busdoor

Painéis laterais ou traseiros de publicidade afixados em autocarros.

Business Intelligence

Área responsável pela recolha e tratamento de informação para suporte à decisão.

Business-to-Business (B2B)

É o termo que descreve o relacionamento entre empresas. É comum a sua referência ao comércio ou colaboração institucional entre empresas, tendo ganho maior relevância com a banalização da Internet e a implementação de extranets e e-markets.

Business-to-Consumer (B2C)

Termo que descreve o relacionamento entre as empresas e os seus consumidores, tendo ganho maior relevância com a crescente utilização da Internet.

Business-to-Government (B2G)

Termo que descreve as relações entre governo e empresas, com maior relevância no recurso às técnicas digitais.

Business Center - Dolce Vita Miraflores
Rua Santa Teresa do Menino Jesus,
Nº 6, 8º A,
1495-048 Miraflores
Portugal

Tel.: +351 218 052 150
Fax: +351 218 088 746

mail@one-to-one.pt

One to One ® 2017 Política de privacidade